bt form

itsaude@hotmail.com | 216 092 085

|

Quem Somos

Somos uma Instituição Especializada no ensino de Osteopatia desde 1986.

Considerando que o Instituto de Técnicas da Saúde tem uma qualificação Científica/Pedagógica Única no Mercado, em virtude da dimensão pedagógica do seu corpo docente bem documentada pelos graus académicos  e de especialização dos seus professores, a par dos largos anos de experiência profissional nesta actividade terapêutica, estabelecemos Protocolo com  Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa .  ESSCVP - é uma Escola Integrada na Cruz Vermelha Portuguesa, partilhando a sua missão e valores.

Escola com mais de 65 anos de experiência na formação em Saúde.

Neste contexto, para reforçar um trajeto de consolidação na área do ensino da Osteopatia, foram desenvolvidos pela ESSCVP em parceria com Instituto de Técnicas  um projeto de formação Especializada em Osteopatia ( não conferente de grau) destinado a Profissionais de Saúde, no âmbito da formação contínua destes.

A matriz de atuação destes projetos educativos foi o ensino de qualidade, orientado progressivamente para as exigências do mercado de trabalho.

Este  de  Curso de Especialização, assume claramente, um perfil profissionalizante pois o seu principal objetivo é dotar profissionais de saúde de ferramentas de diagnóstico e terapêuticas na área da osteopatia, que contribuam para a melhoria contínua das suas práticas clínicas. No entanto, todos os que no futuro queiram exercer com pleno direito a profissão de osteopatas deverão ingressar a licenciatura, tendo nesta formação um primeiro contacto com a ciência podendo progredir de forma académica, uma vez que poderão ser creditados  na totalidade os ECTS desta especialização.

 

2 projetos educativos para o ano lectivo 2017/2018

 

Curso de Especialização
em Osteopatia

Licenciatura
em Osteopatia

 

As nossas origens...

Foi o Prof. Dr. Borges de Sousa que criou e desenvolveu o Instituto de Técnicas de Saúde.

foto9

Dr. Borges de Sousa

Licenciado em Osteopatia

Cédula Profissional de Osteopata  emitida pela  ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde
Perito da ACSS - No Âmbito da Regulamentação das Terapias Não convencionais 
Área da Osteopatia

Registado no Departamento de Saúde da Rep. da África do Sul, com clínica em Johannesburg e autorizado a exercer Osteopatia, em  Moçambique, pela Direcção de Saúde de Moçambique-Portugal (1960), regressou a Portugal no final da  década de 70. 

Foi o  primeiro Osteopata a trabalhar em Portugal integrado numa equipa médica (1979 – 1989) e o  primeiro Osteopata a trabalhar num Clube Desportivo em Portugal (1979 – 1985).

Em 1985 implementou em Portugal o primeiro curso de base de Osteopatia, com duração de 3 anos, em conjunto com a escola inglesa  Oxford School of Osteoathy.

A nível académico foi Pioneiro do Ensino da Osteopatia a nível superior ao trazer para Portugal um Curso Superior de Osteopatia (B.Sc. in Osteopathy), da mais conceituada e prestigiada Universidade Britânica Oxford Brookes University, 1998-2005.
Criou o Centro Osteopático de Lisboa, entidade que auxiliava  os cursos em Osteopatia desde 1986 da Oxford Brookes e que mais tarde se alterou o nome para ITS - Instituto de Técnicas de Saúde como colégio de Formação Profissional de Osteopatas e Centro Clínico de Estágios

class2 class1 foto1

1996-2005 Oxford Brookes University 1º.Curso Superior de Osteopatia em Portugal

Foi o primeiro Osteopata Português a fazer o Mestrado em Universidade portuguesa, defendendo a tese com o tema  “Medicinas Complementares e o seu desenvolvimento no contexto económico e social: Importância do Enquadramento destas Medicinas no Serviço Nacional de Saúde Português.” (1998), e que  se constitui como um documento inovador na época,  tendo sido um instrumento cientifico e académico para  auxiliar à época na revindicação pelo desenvolvimento da Regulamentação das Terapias Não Convencionais em Portugal, o que veio a acontecer em 2013.

Desde a década de oitenta que o Prof. Dr. Borges de Sousa  dirigiu e coordenou Cursos de  Osteopatia,   sendo Reconhecido pelos Profissionais da Classe  como o maior impulsionador  do desenvolvimento da Osteopatia em Portugal e para muitos  é considerado o "Pai da Osteopatia em Portugal"

Os profissionais preparados pelo Dr. Borges de Sousa durante quase  quatro décadas enquanto Professor, Coordenador e Director de Cursos de Osteopatia em Portugal, são hoje  profissionais de sucesso, sendo alguns  destes  profissionais reconhecidos  não só a nível nacional como internacional.

O legado que Prof. Dr. Borges de Sousa deixa para o futuro, resulta do facto, de um pouco por todo o País, onde há profissionais Osteopatas,  há antigos aluno da Oxford, do ITS, e dos Cursos de Pós-graduação e Especialização em Osteopatia que organizou, sendo  esta a demostração do seu  sucesso Profissional e Académico.

Orgulhamo-nos  deste  exemplo de sucesso. É a confiança e o orgulho de ter uma história de 30 anos pautada no trabalho sério e na qualidade de ensino que o ITS ano após ano tem vindo preparando os melhores profissionais para o mercado de trabalho.

Saiba mais sobre o percurso Fundador da Osteopatia em Portugal

O CONTRIBUTO DA NOSSA ESCOLA  PARA  O SUCESSO DA OSTEOPATIA EM PORTUGAL

Através do trabalho do nosso Presidente e da Equipa de Docentes ( link docentes)   temos trabalhado nas últimas décadas na  divulgação da Osteopatia e na promoção da passagem do ensino profissional  da Osteopatia  para o ensino superior, através da implementação de diversas Pós-graduações e Cursos de Especialidade nas seguintes entidades:

  • Universidade Lusíada
  • Universidade Vasco da Gama (Coimbra)
  • Instituto Jean Piaget- ( Gaia e Viseu)
  • ISEC -Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa
  • ESTeL Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
  • Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP) (Lisboa)

Esta trabalho culminou no surgimento das primeiras Licenciaturas em Osteopatia:

quem somos

3 de Outubro de 2016, cerimónia do inicio do ano lectivo do  1º curso de Licenciatura de Osteopatia, na  ESSCVP Lisboa.

Agradecemos também  às pessoas e  às  instituições da comunidade académica  que connosco colaboram em prol do bem comum e no desenvolvimento da Osteopatia. Juntos temos de continuar a trabalhar  com coragem e determinação e, acima de tudo, com a responsabilidade, que pertence a todos, de mudar o futuro.

ITS Tours

Clique em cada imagem para visualizar o vídeo

box1

box2

box3